Antigamente era assim … Por Augusto Gil

Em 1859 Almeirim possuía 4 largos… O da Praça onde se situava o Terreiro do Paço Real o da Igreja o da Rega e do Calvário….
Destes o Maior era o da Praça onde hoje está o o nosso Jardim da República assim chamado depois da Implantação da Republica em 1910. Esta Praça não tinha qualquer resguardo ou proteção, possuía somente umas árvores.
Em 11 de Março de 1881 ofereceram tijolo e madeira para fazerem um muro à volta com cerca de 80 cm de altura e uma grade de madeira com cerca de 90 cm os Senhores da altura, Conde Sobral, Manuel Rodrigues Pisco Francisco Godinho e Manuel de Andrade.
Mais tarde e por isso mesmo, algumas atividades foram aparecendo como festas e mesmo o aparecimento de um coreto para a banda que na altura foi denominada 28 de Maio em 1882.
Os anos foram decorrendo e a vedação da dita praça passa para grades de Ferro forjado em 1894 que foram adquiridas por 580 mil réis…mas como tudo nestas coisas só em 1896 e aí se pode ver as organizações
é que são colocadas….. os anos passam e o jardim vai ficando com o nome de Cartão de visita de Almeirim e a pouco e pouco vai-se esquecendo o que de facto a beleza deste lugar nos foi útil em tudo…digo em tudo….

.