RUTIS lança petição e escreve a Assunção Esteves

RUTIS está a realizar uma petição pública para entregar na Assembleia da República a pedir o reconhecimento oficial do papel social das Universidades Seniores e a renovação do protocolo com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

As Universidades e Academias Seniores (UTIs) portuguesas mobilizam diariamente 36.500 alunos com mais de 50 anos, 220 instituições, 4.200 professores voluntários e dezenas de dirigentes. Vários estudos científicos e académicos indicam que a realização de actividades intelectualmente e socialmente estimulantes melhoram a qualidade de  vida dos seniores e promovem um envelhecimento activo e saudável.

As UTIs são um esforço notável de cidadania activa por parte das organizações da sociedade civil e de algumas autarquias em prol da educação e formação ao longo da vida para os mais velhos. Por todo o excelente e reconhecido trabalho que estas instituições fazem em Portugal, a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e requererem à à Assembleia da República que reconheça a existência das UTIs e o seu sucesso como modelo de envelhecimento activo e formação ao longo da vida.”

Para participar nesta petição pode clicar em:  assine e divulge a nossa petição.

 

.