Condutores detidos e 41 acidentes

A Guarda Nacional Republicana de Santarém realizou, entre 13 de julho e 01 de setembro, a Operação Hermes, com o objetivo de garantir a deslocação segura aos que, nesta época estival, se deslocam de e para os locais de veraneio ou outros eventos que ocorrem durante o verão.

Durante esta Operação, que se efetuou em quatro fases, estiveram empenhados 549 militares do Destacamento de Trânsito de Santarém e dos Destacamentos Territoriais da GNR no distrito de Santarém, que fiscalizaram 2916 condutores.

Foram registados 148 acidentes de viação dos quais resultaram um morto, três feridos graves e 73 feridos leves, sendo que, comparativamente ao ano de 2013, foram registados mais 39 acidentes, menos uma vítima mortal, mais dois feridos graves e mais 21 feridos leves em relação ao ano anterior.

Na última fase da Operação Hermes que decorreu de sexta-feira dia 29 de agosto e segunda-feira dia 01 de Setembro, período em que usualmente os veraneantes regressam de férias, estiveram empenhados 131 militares que fiscalizaram 705 condutores.

Em resultado dessas fiscalizações foram registadas 257 contra-ordenações, destacando-se 72 excessos de velocidade, 16 faltas de inspeção periódica obrigatória, 11 infrações por não utilização de cinto de segurança, 11 por ausência ou deficiência no uso de iluminação e sinalização, nove por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 8 por condução com excesso de álcool e 8 por uso do telemóvel durante a condução.

Foram detidos 13 condutores dos quais cinco por condução com taxa de álcool crime, seis por falta de habilitação legal de condução e dois por desobediência/coação de agente.

Foram registados 41 acidentes de viação dos quais resultaram 17 feridos leves.

.