Grupo de Fazendas de Almeirim foi escolhido para cantar na Festa do Avante

Na noite de 18 de julho, realizou-se em Santarém, no Bar ‘Tem Que Ser’, um concurso de bandas, no qual participaram dois grupos de Almeirim: a banda de rock ‘Drivingwest’ e o grupo de rap alternativo ‘Embaixada’.

Este concurso, organizado pela JCP (Juventude Comunista Portuguesa), teve como objetivo selecionar a melhor banda para atuar no Palco Novos Valores da Festa do Avante, a realizar entre 5 e 7 de Setembro, no Seixal. O principal era, como afirmou um representante da JCP, “dar notoriedade a estas bandas, apoiar a música nacional, incentivar a cultura, e denunciar os governos que põem a cultura de lado”.

Das eliminatórias realizadas por todo o país, ficaram apuradas quatro bandas finalistas (duas do distrito de Santarém, e duas de Leiria), que lutaram pela vitória em Peniche, na primeira noite de Agosto.

Os vencedores foram os rappers de Fazendas de Almeirim que se consideram “conscientes, sinceros, determinados, e com muita vontade de aprender… A Embaixada, acima de tudo, e para além de uma banda, é uma família onde cada membro tem o mesmo grau de responsabilidade. Somos muito unidos, apesar de sermos todos diferentes e de cada um ter a sua personalidade e os seus gostos. Fazemos das nossas diferenças o nosso maior trunfo!”

Em entrevista aO Almeirinense, confidenciaram: “Já queríamos participar em edições anteriores, mas achámos que ainda não estávamos preparados. E este ano decidimos que era o momento ideal para participar num concurso a este nível.”

Para a final em Peniche, o grupo escolheu as músicas mais interventivas e com mensagens mais poderosas, e inovaram ao inserir beatbox no início do concerto. Quando foi comunicado o resultado, os seis rapazes nem queriam acreditar. “Foi uma explosão de alegria e orgulho, estamos honrados, não há palavras. Acima de tudo foi muito importante para a nossa autoestima neste momento. Apesar de acreditarmos no nosso valor, sabíamos que as outras bandas têm muito talento e também mereciam ganhar”, afirmam.

Para a Festa do Avante prometem mais novidades, novas músicas, e alguns convidados para abrilhantar a noite.

Quando lhes perguntam o que esperam depois disto, mantêm a humildade que os caracteriza e garantem que, acima de tudo, querem divertir-se e aproveitar a experiência ao máximo, tendo sempre como objetivo melhorar e evoluir. A mensagem continua a mesma desde sempre: “Ter esperança na vida e nunca, mas nunca mesmo, desistir dos sonhos e objetivos!”

Embaixada: “Conscientes, sinceros, determinados, e com muita vontade de aprender… A Embaixada, acima de tudo, e para além de uma banda, é uma família onde cada membro tem o mesmo grau de responsabilidade, somos muito unidos apesar de sermos todos diferentes e de cada um ter a sua personalidade e os seus gostos! Fazemos das nossas diferenças o nosso maior trunfo, somos dinâmicos…

.