Piscinas voltam a ter nadadores no inverno

“Já era intenção da Câmara Municipal de Almeirim ter, no ano letivo 2014/2015, nadadores salvadores nas piscinas”.

É este o comentário do vereador do desporto, Paulo Caetano, à nova legislação que obriga à presença de um nadador permanentemente no cais da piscina de uso público, com curso válido, apenas para as funções atribuídas no seu conteúdo funcional, ou seja, apenas para o Salvamento Aquático.

Deverá existir ainda equipamento de salvamento, nomeadamente cintos de salvamento, máscaras de reanimação, mala de primeiros socorros, plano rígido para situações de trauma, com dispositivos de fixação, colares cervicais e talas de imobilização. Para além destes poderá existir também material de oxigenoterapia e desfibrilhação automática externa. Todo o material de salvamento terá de ser certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos, e o material de trauma, oxigenoterapia e desfibrilhação, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

“Tal como aconteceu este ano, na época balnear onde tivemos em permanência um nadador salvador da Buzios, estávamos já em conversações para saber orçamento para a prestação de serviços nesta área. Pelo que durante o próximo ano letivo vamos ter um nadador salvador em permanência nas piscinas”, explica Paulo Caetano.

.