João Estevens é fisioterapeuta especializado em RPG

Reeducação Postural Global (RPG), é um método que permite tratar patologias do sistema músculo-esquelético e João Estevens é especializado nesta área da fisioterapia. Em entrevista a O Almeirinense, dá-nos a conhecer melhor esta vertente.

O que o fez enveredar por esta área específica?
Sempre gostei da área da saúde e quando foi a altura de escolher, a Fisioterapia foi a que mais me aliciou, pela diversidade de locais e áreas que permitiria trabalhar. Hoje, passados quase oito anos não me arrependo do caminho escolhido porque gosto muito do que faço. Trata-se de uma profissão fantástica que precisa de evoluir mais e ser mais reconhecida. Para isso, é necessário que os seus profissionais e dirigentes acompanhem e contribuam para essa evolução.

Como podemos saber se necessitamos de Fisioterapia?
A Fisioterapia pode atuar na prevenção e no tratamento de vários problemas, desde a infância aos mais idosos, e em diferentes contextos como hospitais, clínicas, gabinetes, lares, ginásios, piscinas e muito mais. Assim, podemos dizer que a Fisioterapia poderá estar presente em todo o percurso de vida, no entanto na maior parte dos casos os clientes recorrem à Fisioterapia quando já existe dor e/ou limitações das tarefas do quotidiano quer seja em casa, no trabalho ou no lazer. Infelizmente, cada vez mais verifico que algumas pessoas chegam até mim depois de percorrerem vários tratamentos e medicações que apenas vão disfarçando os sintomas e por vezes agravando. Este facto torna por vezes o meu trabalho mais difícil porque em grande número de casos seria mais fácil intervir numa fase precoce e aguda do que no numa fase tardia e crónica. Em caso de dúvida o cliente deve contactar um Fisioterapeuta, descrever o seu problema e questionar acerca da necessidade ou não de Fisioterapia.

O que pensa da situação atual da sua profissão?
Penso que a profissão ainda tem que evoluir muito para atingir os níveis dos restantes países da Europa no que toca às condições de trabalho, autonomia e valorização profissional. Apesar dos esforços realizados pelas entidades competentes e de algumas conquistas importantes nos últimos anos, continuamos com vários problemas. O número elevado de profissionais, os demais profissionais que tentam realizar o nosso trabalho e a descredibilização dos cuidados de Fisioterapia no geral, por não apresentarem resultados, são os principais fatores. As causas na minha opinião estão identificadas, mas mais do que pensar no porquê, devemos pensar em soluções. Penso que medidas como a criação de uma Ordem dos Fisioterapeutas, a responsabilização dos profissionais para aumentar o seu prestígio e representação social e o controlo do número de vagas no ensino superior nos cursos de Fisioterapia seriam passos importantes para a resolução destes problemas. Por fim, será importante sensibilizar a classe política e governativa para estas e outras questões uma vez que estamos a falar da terceira maior profissão prestadora de cuidados de saúde não só na Europa como também em Portugal.

Sabemos que se especializou numa área da Fisioterapia, fale-nos dessa área.
Sim, é verdade. Ao fim de alguns anos da formação de base resolvi apostar numa especialização porque não estava completamente satisfeito com os resultados obtidos apenas com a formação de base. Assim, especializei-me em Reeducação Postural Global (RPG), um método que permite tratar patologias do sistema músculo-esquelético, criado pelo Fisioterapeuta francês Philippe Souchard. Este método baseia-se num trabalho postural ativo, que através de ajustamentos posturais permite a reorganização do corpo, através do alongamento global do tecido muscular que se encontra retraído. A RPG é utilizada na grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. No entanto diversos problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios, desportivos entre outros que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG. É indicada para indivíduos de todas as idades, como forma de prevenção ou tratamento.

Considera a sua especialidade um factor determinante para o nosso bem-estar?
Sem dúvida, estamos a falar de um método que pode intervir a vários níveis e que quando bem aplicado apresenta uma taxa de sucesso muito alta, com excelentes resultados e duradouros. O que diferencia este de outros métodos, é o facto de se partir do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou problema no sistema músculo-esquelético, procurando tratar o indivíduo e não a doença, uma vez que cada pessoa tem o seu próprio padrão individual para resistir a uma dor ou bloqueio. Os seus três princípios: globalidade, causalidade e individualidade tornam o método único e incomparável sendo uma mais-valia para a qualidade de vida dos clientes. A RPG ainda é pouco conhecida mas está aos poucos a ganhar o seu espaço em Portugal. No entanto é necessário ser mais divulgada entre clientes e profissionais de saúde.

Onde presta os seus serviços?
Neste momento presto este serviço nos Consultórios Médicos do Jardim, na Praça da República, nº 47 – 1.º em Almeirim (junto à Farmácia Barreto do Carmo) onde possuo todo o material necessário à realização de uma sessão de RPG.

Horários e contactos
As sessões são realizadas por marcação através do contacto: 912519244.
Quem estiver interessado pode saber mais informações em http://www.fisioestevens.com/ ou em https://www.facebook.com/fisioestevensrpg/, em caso de dúvida basta entrar em contato.

.