NERSANT ajuda a aumentar produtividade e a reduzir custos

Sendo a concorrência cada vez mais feroz, com políticas de preço cada vez mais baixas, as empresas não têm outra solução senão lutar por obter produtos diferenciados e a custos mais reduzidos. Mas como conseguir isto? A NERSANT tem um projeto a fundo perdido que apoia as empresas na introdução de metodologias LEAN, que permitem otimizar processos e reduzir desperdícios  no processo de fabrico.

Este projeto, de nome RING – Ribatejo Inovação Na Gestão, foi apresentado em Santarém perante uma plateia de três dezenas de empresários que se mostraram bastante interessados.

O RING, foi explicado na sessão, visa apoiar as empresas participantes na contratação de consultoria especializada para o desenvolvimento, modernização e melhoramento dos seus processos de gestão e da otimização de processos, recorrendo a metodologias LEAN, que assentam na otimização dos fluxos de produção através do aumento da eficiência e da produtividade do trabalho. Uma filosofia LEAN considera desperdício toda e qualquer mobilização/movimentação de recursos para fins que não a criação de valor na cadeia de produção, e aposta, portanto, na sua eliminação/minimização. Um dos instrumentos utilizados também no âmbito das metodologias LEAN é a certificação das empresas, uma vez que permite às mesmas uma maior organização e, logo, menor desperdício de recursos. Por este motivo o projeto RING Inclui a certificação (ou atualização) dos sistemas de gestão a implementar entre as opções ISO9001:2015 (Qualidade), FSSC22000 (Segurança Alimentar) e NP4457:2007 (IDI), pelo que as empresas poderão certificar-se ou actualizar a sua certificação, com recurso a financiamento a fundo perdido.

A par da introdução de metodologias Lean, o projeto RING permite ainda a implementação do sistema de gestão da inovação nas empresas, para que os desafios da inovação possam ser tratados de forma sistemática e sistematizada, com o objetivo final de criar novas ideias e novos produtos na região. No seminário da NERSANT foi apresentado o caso prático da empresa MCG no que diz respeito à introdução de metodologias LEAN.

Os interessados em conhecer este projeto financiado da NERSANT podem contactar o Departamento de Apoio Técnico Inovação e Competitividade da associação, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

.