Pedra Sabão abriu no Parque das Laranjeiras

Isabel Sousa, aproveitando o facto de ter espaço disponível no interior da loja “Sobre Rodas”, no centro da cidade ao lado do registo civil, que pertence à sua filha, apostou, recentemente na venda de produtos de Pedra Sabão, algo que não existia na cidade.

O que é a Pedra de Sabão e que produtos têm?
A Pedra Sabão é um espaço onde pode encontrar variadíssimas peças de pedra sabão, que tem como origem o Brasil, feitas e trabalhadas à mão e a pedra sabão é uma pedra que é feita de pó talco, é macia e trabalha-se muito bem.

Que peças se pode fazer com pedra sabão?
Pode-se fazer tudo! Panelas, artigos de decoração, bases para pizza, bases para grelhar carne. A pedra sai em bloco e depois é moldada consoante o objetivo que queremos. Pode- se fazer de tudo um pouco. Temos depois outros produtos que também são pintados à mão na pedra. Há mil e uma coisas que se podem fazer neste produto, haja imaginação! A pedra sabão tem a sua cor natural e que nos produtos de confeção de comida tem de ser trabalhada, exigindo alguns “cuidados”: a panela é comprada “crua”, por isso a cor dela é clara, (mas há possibilidade de comprar na nossa loja a peça pronta a utilizar). Antes de usar a panela/tacho/base de pedra-sabão para preparar uma refeição pela primeira vez aquela precisa ser preparada ou curada: unta-se a panela de pedra com azeite, tanto na parte interna como na externa. Em seguida enche-se a panela de água e leve ao forno médio (180º C) durante duas horas ou, no fogão, deixa-se a água ferver durante 30 a 40 minutos. Depois deixa-se a água e a panela arrefecer e repete-se a operação mais uma vez. Depois desta operação pode ser usada sem perigo de partir (e suporta até 1000°C). E os alimentos cozinhados aguentam quentes muito tempo na pedra sabão.
A título de curiosidade, as panelas de pedra-sabão são das mais antigas da história da culinária, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro também é feito de pedra sabão e os cubos em Pedra Sabão, além de reterem o calor, a pedra sabão retém igualmente o frio, proporcionando o sabor original da sua bebida enquanto a mantém fresca e não a deixando com água, como acontece com os tradicionais cubos de gelo.

O que podemos encontrar na Pedra Sabão?
Temos castiçais, bules, molduras, tabuleiros de xadrez, pilões para moer, várias peças decorativas e muitas outras coisas. Vamos ter muitas novidades para o início do ano que vem, por isso não deixe de nos visitar! Os valores vão desde quatro euros até ao que o nosso cliente possa desejar.

Horários e contactos
10h às 19h de segunda a sexta-feira
Praça Lourenço de Carvalho nº16 (parque da laranjeiras, ao lado do registo civil)
935 048 722
http://pedrasabaoalmeirim.wix.com/pedrasabao
facebook.com/pedrasabão
pedrasabao.almeirim@sapo.pt

.