Startup Santarém inaugurada

A Startup Santarém foi inaugurada no dia 19 de março, numa cerimónia que contou com as intervenções do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, da Presidente da Direção da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, Maria Salomé Rafael, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho.

O CIES – Startup Santarém, centro de inovação empresarial que resulta de uma parceria entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Santarém e traduz um investimento de cerca de 150 mil euros, por parte da NERSANT, está localizado nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria desta cidade, agora transformada num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado.

De acordo com a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, “a região de Santarém passará agora a dispor de um centro de excelência para receber os empreendedores e assim complementar os programas já existentes de apoio à criação e consolidação de novas empresas.” A responsável adiantou também que “a NERSANT pretende que este seja um espaço onde os empreendedores podem receber apoio técnico, recorrer a mentoria, partilhar questões, encontrar parceiros, ter formação, procurar financiamento, capacitar-se e acelerar o seu projeto.” Maria Salomé Rafael destacou ainda o facto de a “NERSANT ter encontrado na Câmara Municipal de Santarém um interlocutor exemplar, que nunca receou trabalhar em parceria, e que sempre valorizou as mais-valias que cada um dos parceiros pode trazer a este projeto.”

O Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho, marcou presença na cerimónia de inauguração, tendo no seu discurso deixado um conselho àqueles que estão a chegar a esta região, ou que já estão a trabalhar nela: “Não devem subestimar a liderança da NERSANT nas dinâmicas socioeconómicas que aqui são implementadas”.

Já Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, falou da “congregação de esforços” que foi a criação da Startup Santarém, elogiando o papel da NERSANT em todo o processo. “Os empresários desta região poderão sempre contar com  o Município assim como contam com a NERSANT. Acredito muito em Santarém, acredito que será das cidades médias que mais vai crescer nos próximos anos. E estes projetos são naturalmente a alavanca desse crescimento”, referiu o autarca escalabitano.

A cerimónia de inauguração terminou com a intervenção do Secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos, que referiu que o apoio ao empreendedorismo é uma prioridade do Governo. “Neste momento em Portugal, 50% do novo emprego é criado por empresas com menos de cinco anos. E quando a prioridade de todos é a criação de emprego, estas jovens empresas passam a ser uma prioridade”, disse o Secretário de Estado, tecendo ainda largos elogios à criação da Startup Santarém. “É difícil encontrar um melhor exemplo – dinamizado entre câmara, empresários e administração central – onde vale mesmo a pena aplicar dinheiro público. Isto é o que eu chamo de um projeto bem feito”, enalteceu o governante.

O CIES – Startup Santarém assume-se desde já como uma referência a nível distrital, disponibilizando um conjunto de valências contribuem para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região e para o crescimento do empreendedorismo qualificado, tais como salas para instalação de empresas, salas de co-working, instalação virtual, acesso a sala de reuniões, estacionamento exclusivo gratuito, apoio técnico da NERSANT e acesso à participação nos programas de apoio, network, consolidação e aceleração da NERSANT.

O espaço é resultado da aprovação de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal de Santarém ao Inalentejo, que consistiu na empreitada de reabilitação de um dos principais edifícios da antiga Escola Prática de Cavalaria, que transformou o mesmo num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado (startups).

Atendendo à importância do projeto para a economia do Ribatejo, a NERSANT é parceira deste projeto desde o início, tendo assinado em setembro de 2013 com o Município de Santarém um protocolo de colaboração que lhe confere a gestão do espaço, bem como a cobertura financeira da componente de auto-financiamento desta candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis por este programa. A NERSANT é assim a responsável pela coordenação, administração e manutenção da Startup Santarém, tendo aqui centralizado os seus serviços de apoio ao empreendedorismo, bem como o seu pólo de Santarém, que funcionava anteriormente na zona industrial.

Empreendedorismo NERSANT

A NERSANT foi pioneira na promoção do empreendedorismo, área em que começou a trabalhar há mais de 18 anos. Só nos últimos três anos, a associação analisou 1380 ideias de negócio e apoiou a realização de 319 planos de negócio, ajudando a criar 281 empresas, das quais dezassete foram criadas já em 2016. Estas novas empresas representam um investimento inicial de quase 4, 3 milhões de euros e 413 postos de trabalho criados.

.