Escola de Krav Maga em Santarém

Aula inaugural da Escola de FPKM de Santarém decorreu no dia 10 de março. Estiveram presentes muitos praticantes da modalidade, curiosos e aspirantes a praticar. A aula decorreu sob a tutela do Mestre Paulo Pereira, e as aulas de Santarém vão ser ministradas por Carlos Silva, com as aulas a decorrerem no complexo aquático de Santarém.

O que é o Krav Maga e a FPKM?
O Krav Maga significa “combate próximo” em Hebraico, mas curiosamente nasceu na europa no final dos 30, no auge da opressão antissemita por um Judeu, de nome Imi Lichtenfeld. Quando foi obrigado a ir para Israel desenvolveu este sistema na Haganah (antecessora das forças de segurança de Israel) e desde então é o sistema de combate corpo a corpo dos serviços secretos de Israel (Mossad). Mais tarde CIA e FBI também adotaram o Krav Maga e quando Imi saiu das forças de segurança de Israel trouxe também o Krav Maga adaptado ao mundo civil e é considerado o sistema de defesa pessoal mais eficaz do mundo; baseia-se na simplicidade, rapidez e eficácia, aproveitando os movimentos naturais do corpo humano e os seus pontos sensíveis.
A Federação Portuguesa de Krav Maga (FPKM) é representante oficial da Federação Europeia de Krav Maga (FEKM) em Portugal. A FPKM nasceu em 2004, pelas mãos do atual presidente e diretor técnico nacional, o mestre Paulo Pereira, a convite de Richard Douieb, um dos alunos mais antigos de Imi e delegado deste para o continente europeu. Contamos com cerca de 50 escolas a nível nacional, incluindo Madeira e Açores e com um universo de mais de 1500 filiados.

Publicidade

Não é só para homens, as mulheres e as crianças também podem frequentar, certo?
Claro que não, o Krav Maga pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do género, idade ou condição física, contudo a vertente Krav Maga Kids (até 16 anos) ainda não se encontra disponível na delegação centro.

Em que localidade vai ser ministrada a modalidade e onde?
A modalidade está presente em Torres Novas pelo delegado distrital Nuno Tomé, Tomar, Vila Nova Da Barquinha e em Santarém, no ginásio Twins Fitness Station, todas as terças e quintas feiras das 20h às 21:30.

Qual a recetividade?
A receptividade tem sido muito boa, curiosamente com algum público feminino bastante interessado, talvez pelas notícias constantes de crimes violentos contra mulheres, quer no distrito, quer a nível nacional; por este motivo a FPKM promoveu uma aula aberta em todas as escolas, no passado dia 8, dia da mulher, e convidamos todos os leitores a vir experimentar ou assistir a uma aula sem qualquer compromisso.

Ambicionam outras localidades? Almeirim, por exemplo?
A expansão das escolas da FPKM obedece a um planeamento nacional. Atualmente apenas Santarém foi contemplada, mas Almeirim havendo interessados, pode vir a ser contemplada também.

Contactos:
915810908
facebook:
www.facebook.com/kravmagasantarem
Site:
http://www.kravmagaportugal.com
Horário: Todas as terças e quintas feiras ,das 20h às 21:30.

.