Banda Marcial de Almeirim comemora 85 anos em concerto

A Banda Marcial de Almeirim comemora 85 anos no próximo sábado, dia 21 de maio, e assinala a data com um concerto no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim. O concerto que se realiza no próximo domingo dia 22 de maio, pelas 16h00, tem entradas gratuitas.

A Banda Marcial de Almeirim foi fundada em 21 de Maio de 1931 por Manuel Ferreira Raposo, Manuel António Ferreira, Fernando Andrade e Alfredo de Oliveira Soares e constitui uma das poucas organizações do Concelho de Almeirim exclusivamente vocacionada para a prática de atividades de natureza cultural, traduzindo-se a importância da sua função no contributo para a difusão e a formação musical entre a população do Concelho o que lhe valeu o reconhecimento, em 1985, do estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Embora fundada em 1931 deve-se remontar o seu historial ao século XIX, então sob a designação de Banda Marcial Almeirinense.

Atualmente a Banda Marcial de Almeirim é regida pelo Maestro Simões Ribeiro e composta por um conjunto que oscila entre os 35/40 músicos, na sua maioria jovens. A sua Escola de Música, conta em média, com duas dezenas de jovens alunos, 1/3 deles inseridos na designada fase de iniciação.

A sua expressão mais atual surge com a dinâmica trazida pela criação da sua Orquestra Ligeira, constuída, na sua maioria por jovens músicos vindos da banda filarmónica – igualmente regida pelo Maestro Simões Ribeiro – ou com a criação do seu grupo cénico (Narizes Perfeitos), juvenil e adulto, dirigidos pela Encenadora Fernanda Narciso.

.