Confraria Gastronómica de Almeirim presente no Congresso Europeu das Confrarias

Uma representação da Confraria Gastronómica de Almeirim esteve entre as 800 pessoas de oito países (Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Grécia, Hungria e Região Administrativa de Macau) que participaram no XIV Congresso Europeu das Confrarias Enogastronómicas (CEUCO). O evento decorreu nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Oeiras, Cascais e Lisboa.

O objetivo é promover a defesa dos produtos agroalimentares e a gastronomia de qualidade, mantendo o legado histórico dos costumes dos respetivos povos ou regiões. A entidade visa estabelecer especiais relações com as instituições europeias, ministérios de agricultura, pescas e alimentação, assim como as direções de agricultura das respetivas regiões e outros organismos europeus ou internacionais. Com estas ligações pretendem-se desenvolver os recursos agroalimentares, organizar atos culturais e promover iniciativas que fomentem um melhor conhecimento dos mesmos e fortalecer os vínculos com os conselhos reguladores de Denominação de Origem, Indicações Geográficas Protegidas e similares.

É evento importante para as economias locais e para a promoção turística dos territórios. Participaram 86 Confrarias Enogastronómicas de sete países europeus.

.