Mão de vaca com grão

A convite do Jornal O Almeirinense, vimos nesta crónica quinzenal por na mesa a simplicidade que tinham as coisas de antigamente, oferecer-vos alguns pratos, que eram possíveis em tempos difíceis, no intuito de recordar o nosso património e a memória do passado.
Pratos regionais, pratos para aquecer a alma

Mão de Vaca com Grão
Ingredientes:
Meia mão de vaca
300g de grão de bico
2 cebolas pequenas
1 dente de alho
2 cenouras
150g de chouriça
1dl de azeite
1dl de vinho branco
Sal, pimenta, cravinho e salsa q.b.

Modo de preparação:
Arranja-se a mão de vaca, raspa-se, limpa-se de pêlos e lava-se muito bem. Em seguida ferve-se em água que depois se deita fora. Põe-se a cozer em água limpa, temperada com sal, pimenta e cravinho uma cebola. Entretanto põe-se o grão a cozer com água temperada com sal. Faz-se um refogado com azeite, alho e cebola picados e as cenouras cortadas aos cubos, juntando-se depois o vinho branco e a chouriça.
Tapa-se o tacho e deixa-se ferver um pouco. Junta-se de seguida, parte da água onde cozeu a mão de vaca e deixa-se em lume brando durante cerca de 40 minutos, adicionando mais água se for necessário.
Depois de cozida retiram-se os ossos da mão de vaca e corta-se em pedaços pequenos que se juntam ao refogado, bem como o grão cozido e escorrido. Se necessário, acrescenta-se mais água de preferência a da cozedura do grão e deixa-se apurar cerca de 10 a 15 minutos, serve-se polvilhado de salsa.