Nuno Belchiorinho é referência na medicina dentária

Nuno Belchiorinho é médico dentista e é um nome sobejamente conhecido em Almeirim. Nasceu em Évora mas vive no concelho desde os nove anos. Apesar de ser muito novo, já conta com 23 anos a exercer esta profissão que o realiza completamente. “É extremamente gratificante o que podemos fazer na vida das pessoas” confidencia o médico ao nosso jornal.

Há quantos anos exerce a profissão e onde fez a sua formação?
Exerço a minha profissão há 23 anos. A minha formação foi feita na Universidade de Coimbra. Entrei em 1988 e acabei a minha formatura em 1994 e logo nesse ano abri o meu consultório aqui em Almeirim.

O que o fez escolher Coimbra e esta especialidade concreta?
Na altura o curso era diferente dos dias de hoje. Na altura eu entrei em medicina e depois quando comecei a minha formação despertoume um grande interesse pela medicina dentária e foi quando decidi enveredar por esta área. Apaixonei-me por esta área e decidi ir para Coimbra porque tenho um tio que é médico e na altura formou-se em Coimbra e quando eu era miúdo ia lá visitá-lo e cada vez que lá ia o meu fascínio pela localidade e pelo ambiente estudantil crescia.

Só tem este consultório ou tem mais clínicas?
Neste momento só tenho este consultório e dou consultas de cirurgia uma vez por semana no consultório de uma colega em Montemor. Tive de desistir de outros espaços que tive em tempos porque não me consigo desdobrar, os dias deviam ter mais horas (risos).

Faz todo o tipo de tratamentos? Quais os serviços que disponibiliza?
Os serviços que podem encontrar na minha clínica são: Implantologia (Implantes dentários), cirurgia com anestesia geral, tratamentos dentários com laser, branqueamentos dentários, próteses dentárias (fixas ou removíveis), dentisteria operatória, endodontia, tenho todos os serviços, mas com incidência na parte cirúrgica e estética.

Qual foi o pior caso que já tratou?
Nós apanhamos muitas situações… ao longo de 23 anos… pode imaginar… e às vezes deparo- me com casos dramáticos. Pessoas que têm processos tumorais, esses são os mais complicados. Por vezes apanhamos ainda numa fase inicial, muitas dessas pessoas fazem hoje a sua vida normal, outros em estados mais avançados, esses às vezes ficam com algumas limitações e são definitivamente os mais complicados.

Teve algum caso caricato?
(risos) Os nossos pacientes, ao longo de todos os anos, tornam-se como uma família e às vezes acontecem-nos coisas engraçadas (risos). Certa vez entrou um paciente e eu estava com a mão na cabeceira da cadeira e disse-lhe (como sempre faço) “sente-se aqui” e ele esforçou- se…mas conseguiu sentar-se onde eu tinha a mão quando ele entrou: na cabeceira da cadeira… (risos).

Qual a receita do seu sucesso?
Não há receitas… devemos ser responsáveis e exercer esta profissão com paixão e darmos sempre o nosso melhor. E nós não somos Deus… somos humanos e toda a gente comete erros e não vou dizer como alguns colegas, que só tenho sucessos. Como em todas as profissões, nem tudo é um mar de rosas e nós, que lidamos com pessoas, cada caso é um caso e também me custa admitir, mas já tive alguns insucessos… temos é de saber contornar e dar a volta, resolvendo a situação da melhor maneira, explicando às pessoas e toda a gente aceita. Sinto que as pessoas me acarinham e eu tento sempre dar o meu melhor e ser responsável.

Tem tempos livres? Como os ocupa?
A minha família é o mais importante e tento aproveitar ao máximo o tempo que tenho com ela. Descobrimos há pouco tempo, a família e eu, uma modalidade: a equitação. Há pouco tempo que praticamos (três anos) mas tem sido um prazer e uma descoberta constante, especialmente com a minha filha mais velha, porque vamos a concursos de saltos e quase todos os dias monto a cavalo. Gosto de praticar desporto e desde novo que jogo à bola (pertenço à UVA) e sou benfiquista de alma e coração. Tenho muitos cães e outro hobbie que concilio com esta paixão é a caça às perdizes. Gosto de andar de bicicleta com os amigos, mas infelizmente o meu tempo não se desdobra.

 

Horários e contactos:

Rua Dionísio Saraiva Lote 1-Porta 2 2080-104 ALMEIRIM

Telf: 243 579 005

www.drbelchiorinho.pt