Monda Térmica ao serviço da Junta para acabar com ervas

Vão acabar as ervas daninhas no concelho de Almeirim. A Junta de Freguesia de Almeirim começou a utilizar a monda térmica na zona urbana de Almeirim.

Esta máquina adquirida pela Câmara Municipal de Almeirim no segundo trimestre do ano “permite substituir a utilização de pesticidas por vapor de água a mais de 100 graus e desta forma consegue-se eliminar as ervas e sermos amigos do ambiente”, afirma orgulhosamente Joaquim Catalão, Presidente da Junta.

Em maio, o Jornal O Almeirinense escrevia que a Câmara Municipal de Almeirim tinha adquirido uma monda térmica para acabar com as ervas daninhas no concelho. Nos últimos anos têm existido novas regras para as curas e com os produtos utilizados, a autarquia tem tido necessidade de fazer muito mais curas.

Para tentar minimizar isto, a autarquia passa a usar a monda térmica que atinge temperaturas de 120, 130 e até os 140 graus e esta máquina coze as ervas.

“Com a questão da utilização dos pesticidas na ordem do dia, a Câmara investiu na compra de uma máquina de monda térmica. Este equipamento aquece água acima dos 120 graus e é essa agua, sem nenhum produto que vai literalmente cozer as ervas. Uma solução inovadora e sobretudo amiga do ambiente e da nossa qualidade de vida”, sublinhava Pedro Ribeiro.