Almeirim leva mais de 50 à “Tarde do Fogareiro” na Moita

Um grupo de 51 pessoas representou o concelho de Almeirim na tradicional “Tarde do Fogareiro”, que se realizou na passada sexta-feira, 15 de setembro, na Moita.
O grupo de almeirinenses marca presença na “Tarde dos Fogareiros” há sete anos. Rui Taborda, foi o primeiro a ir às festas da Moita para a Tarde do Fogareiro, com os seus camaradas do Navio Vasco da Gama que se juntaram para uma tarde de descontração e de convívio. Rui ficou fascinado com o espírito da festa e decidiu levar os amigos de Almeirim no ano a seguir. A partir daí foi sempre a crescer e em 2017 já levaram 30 pessoas do concelho.
As festas da Moita são bastante conhecidas, especialmente pelos amantes da tauromaquia. Num concelho bastante ligado às tradições tauromáquicas, as festas em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem são das mais aclamadas pelos aficionados, quer pelas largadas, quer pelas corridas.
Os participantes reúnem um grupo, levam um fogareiro, carvão e carne, isto tudo acompanhado por bastante cerveja e muita diversão pela tarde fora. A animação é feita pelas fanfarras e pelos próprios participantes. Esta festa tem uma adesão enorme, com cerca de 30 mil pessoas a encheram as ruas da Moita.