Da esquerda para a direita: Mimos

O melhor que se pode dizer de uma cidade é que é harmoniosa e amiga dos seus habitantes. Como qualquer outra relação, a que se estabelece entre os habitantes e a sua cidade, deve ser alimentada com cuidados especiais, atenção e mimos. Não se pode esperar que uma cidade nos trate bem, se não cuidarmos dela.
Almeirim não é mimada com “verde”.

O nosso verde encontra-se maioritariamente concentrado em 2 ou 3 jardins, quando o que deveríamos ter era uma cidade polvilhada de verde. A importância de uma cidade arborizada vai muito para além do aspecto paisagístico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Proporciona protecção contra os ventos, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e sombreamento, tão importante para uma cidade que com frequência atinge temperaturas a rondar os 40ºC.

Foi recentemente aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal uma recomendação apresentada pela CDU defendendo que “na implementação de novos espaços verdes na cidade, ou mesmo nos já existentes, seja dada prioridade à plantação de espécies autóctones, mais resilientes e com melhor adaptação a condições adversas”. Almeirim teria tudo a ganhar se esta recomendação fosse de facto tomada em conta pelo Município, quando intervém no meio urbano.
Quem se encontra à frente dos órgãos autárquicos locais, tem uma responsabilidade especial na definição de políticas que defendam essa cidade harmoniosa e amiga dos seus habitantes que todos desejamos.

 

Sónia Colaço – CDU Almeirim

.