Veado e Javali gourmet foram destaque em showcooking de Giorgio Damásio na Feira da Agricultura

As peças de carne mais nobre do javali e do veado estiveram em destaque numa sessão única de Showcooking de Gastronomia de Caça:”A qualidade e o sabor únicos da carne selvagem”

O Showcooking decorreu Salão Prazer de Provar, na Feira Nacional de Agricultura, no dia 4 de junho, às 12h00. O evento, organizado pela Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), teve como objetivo dar a conhecer os vários benefícios e as vantagens do consumo das carnes de caça potenciando os seus benefícios junto dos portugueses.

Giorgio Damásio, Chef Executivo dos restaurantes Populi e Mercantina, fez as honras da casa e mostrou como elevar a qualidade e sabor das carnes de javali e de veado fazendo sobressair os sabores exóticos e únicos destas carnes, numa variedade de pratos onde os sabores da terra e da tradição foram reinventados.

No início de degustação houve um envolvente Paté de veado, seguindo-se de Raviolis recheados em manteiga de tomilho e trufa preta. Como prato principal foi possível degustar um inesquecível lombo de javali recheado, com molho de vinho tinto e bagas de zimbro. Para sobremesa, o clássico cheesecake de frutos do bosque finalizou uma refeição perfeita, com os segredos mais doces da floresta.

O sabor delicioso e tão especial é apenas uma das vantagens do consumo de carne de caça. Para António Paula Soares, presidente da ANPC, “trata-se de uma carne de origem 100 por cento sustentável, criada em plena natureza, com menos gordura saturada e colesterol e por isso melhor para o organismo. Promove uma ação bioquímica saudável por ser rica em minerais, ómega-9, ácidos essenciais e aminoácidos”. São animais não sujeitos a tratamentos hormonais para crescimento e ganho de gordura, crescendo no campo ao ritmo das estações e daquilo que a natureza lhes proporciona.

Este evento foi também possível pela associação da Prazeres do Campo, marca nacional conhecida pela excelente qualidade das carnes de caça, assim como a casa de vinhos João Portugal Ramos, que apresentou sugestões de vinhos encorpados, distintos, aromáticos e intensos, ideais para acompanhar estes pratos tão exclusivos.

A ANPC foi fundada a 19 de outubro de 1991, a Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade é uma associação sem fins lucrativos, de natureza socioprofissional, que apoia a atividade cinegética, os proprietários rurais e os caçadores, defendendo a sua continuidade sempre em articulação com questões ambientais, de biodiversidade e equilíbrio das espécies na Natureza e procurando soluções para os problemas desta dinâmica no âmbito cultural, socioeconómico e político. Tem sede na Avenida do Colégio Militar, freguesia de Carnide, em Lisboa.

.