Limpeza e desinfeção nas células de Almeirim

A empresa Águas do Ribatejo está a concluir um plano de limpeza, higienização, desinfeção bacteriológica e e inspeção de 117 reservatórios de abastecimento de água nos sete concelhos onde assegura a captação, tratamento e distribuição de água em baixa.

A operação, iniciada no dia 2 de janeiro, inclui 159 células de armazenamento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

Publicidade

A AR realiza este procedimento todos os anos com o objetivo de monitorizar os reservatórios e equipamentos e de garantir a desinfeção das células onde armazena a água para abastecimento público. 

A existência de sistemas alternativos, alguns implementados recentemente, e a duplicação das reservas de água, permite garantir o abastecimento durante a maioria das intervenções.

O plano contempla intervenções diárias ao longo de dois meses.  Esta semana estamos a intervir no concelho da Chamusca e na próxima será a vez de Torres Novas. Haverá ligeiros impactos no serviço de abastecimento por períodos curtos e em horários de baixo consumo.

Os trabalhos, que exigem um elevado esforço financeiro por parte da empresa, visam manter a qualidade e segurança do abastecimento de água.

Neste momento a AR apresenta uma taxa de cerca de 100 % de cumprimento dos valores paramétricos analisados por laboratório certificado num universo de cerca de 10 mil análises anuais. Os boletins de análise são auditados pela Entidade Reguladora que classificou a água da AR como de “Boa Qualidade” e atribuiu o selo de água de qualidade exemplar para consumo humano.

A ÁGUAS DO RIBATEJO apela à compreensão dos clientes e consumidores, certa da importância da exigência destas operações para continuar a garantir um abastecimento seguro e de qualidade.

.