Arena

A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim (SCMA) está de parabéns pela coragem de concretizar um projeto que sendo, sem dúvida, importante para a instituição, o é também para a nossa cidade.

Fazendo jus ao velho aforismo que diz que “do velho se faz novo”, a “nova” Praça de Touros, agora rebatizada de Arena d’Almeirim, é um ótimo exemplo do que se deve fazer no que concerne a obras de remodelação/reconversão de edifícios emblemáticos – quando os anos já lhes pesam ou a sua utilização deixou de fazer sentido – na perspetiva de modernização da cidade.

Uma cidade também se constrói, reconstruindo. Antecipando a requalificação urbana que o município pretende concretizar naquela zona, visando a sua valorização e dignificação, o caso da Arena d’Almeirim é paradigmático dessa atitude de reanimar edifícios para que eles participem e sejam protagonistas principais da dinamização urbana.

A feliz readaptação como espaço comercial, de lazer e de cultura, resultou numa evidente mais valia local, e, também, porque ele é o ícone maior da área mais importante da nossa gastronomia, identificada por todos como a zona da Praça de Touros.

” A feliz readaptação como espaço comercial, de lazer e de cultura, resultou numa evidente mais valia local “

Está de parabéns a SCMA e também a Câmara Municipal de Almeirim, pois a parceria estabelecida entre ambas as entidades, foi crucial para o êxito do projeto. Também outros edifícios antigos da cidade sofrerão, no futuro, intervenções de reconversão (por exemplo, o IVV e o Mercado Municipal) para os devolver ao usufruto dos almeirinenses e de quem nos visita. E assim, com o esforço de todos, se (re)constrói e moderniza a cidade.

Por: Gustavo Costa PS Almeirim

.