O Almeirinense

Quinzenário Regional Independente

By UNCLLSUK payday loans

Segunda-Feira , 20 de Maio de 2013

Última atualização08:38:06

Últimas
Back Entrada

Encontrados vestígios arqueológicos em terrenos da Quinta da Alorna

alt

Esta manhã o Professor Eurico Henriques, da Associação Defesa do Património Histórico e Cultural de Almeirim, deslocou-se aos terrenos da Quinta da Alorna, junto à ponte Salgueiro Maia para tomar conhecimento sobre o que se passava nessa zona de interesse arqueológico, uma vez que as terras estão a ser alvo de trabalhos agrícolas e já se conseguia ver algumas lajes em pedra a serem desenterradas e removidas.

No local verificou-se que as pedras removidas pertenciam a restos de entulho deixado nos terrenos a quando da construção da ponte Salgueiro Maia.

Depois de uma visita ao local, foram encontrados na zona da chamada casa da guarda, alguns vestígios, Pré Romanos, Romanos e fragmentos de cerâmica dos séculos XVI e XVII, o que prova, segundo o Professor Eurico Henriques, " uma intensa ocupação do local", na zona anteriormente conhecida como Vale de Tijolos. Depois de efectuar algumas recolhas dos ditos vestígios, o professor concluiu que a zona "já foi muito mexida e que os poucos vestígios que aqui encontramos não justificam uma intervenção no local e uma paragem dos trabalhos agrícolas." As peças recolhidas vão ser limpas, avaliadas e catalogadas.

O responsável da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Almeimrim apela ainda a todos os agricultores que tenham terrenos na zona da Ponte do Conde, para terem atenção quando procederem a trabalhos nas suas terras e se encontrarem vestígios arqueológicos ou que pelo menos estejam na dúvida se é ou não para contactarem um membro da Associação.

Actualizado em Quinta, 01 Março 2012 11:43