Investimento justifica aumento

A  Águas do Ribatejo assegura que todo o dinheiro gerado na empresa é aplicado em investimentos, justificando os aumentos do tarifário este ano, num valor médio de 4,6%, contestados por consumidores.

Perante uma plateia de algumas dezenas de pessoas, administradores e técnicos ouviram acusações de que a empresa, de capitais exclusivamente municipais, visa “claramente o lucro” e de que deveria ponderar se este é o momento para aumentar as tarifas, dadas as enormes dificuldades por que passam as famílias.

Um dos munícipes, autor de uma carta aberta em contestação dos aumentos, questionou “qual a moral” de uma empresa que tem vindo a ter um crescimento substancial dos lucros aumentar as tarifas.

Na resposta, o diretor-geral da Águas do Ribatejo, Moura de Campos, sublinhou que todo o dinheiro gerado na empresa é aplicado em investimentos que têm de ser feitos com capitais exclusivamente próprios, referindo um conjunto de infraestruturas essenciais para melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e de saneamento nos sete municípios que integram o sistema.

“Não é para distribuir pelos acionistas. Pelo contrário, a instrução é reforçar o investimento”, afirmou, tendo o responsável administrativo e financeiro, Miguel Carrinho, adiantado que quando a empresa fala em sustentabilidade refere-se a médio e longo prazo.

Com Agência Lusa

.