Alunos de Almeirim aprendem a tratar bem da agua

Os alunos do 4º ano das escolas do concelho de Almeirim participaram esta quarta-feira, 26 de março,  em ações de sensibilização para o uso eficiente da água promovidas pela Quercus com o apoio da Águas do Ribatejo e do Município de Almeirim.

Cerca de duas centenas de crianças abordaram a importância da água e os comportamentos a adotar para tratar bem a água numa sessão realizada o Cinte-Teatro de Almeirim.

Durante a manhã, a Quercus e a AR visitaram a Escola de Benfica do Ribatejo onde promoveram uma ação para os alunos de todas as escolas da freguesia.

O projeto “Escolas Amigas da Água” está a ser desenvolvido nos sete concelhos que integram a Águas do Ribatejo.

Com recurso a conteúdos multimédia e a imagens simples, os técnicos mostram o que cada criança pode fazer para reduzir o consumo de água e por consequência o volume de esgotos a tratar nas ETAR.

O duche rápido com a torneira fechada enquanto se ensaboa, o uso do copo na lavagem dos dentes ou o aproveitamento da água da chuva para regas e lavagens de pavimentos são algumas das dicas.

Os alunos debatem também o cuidado a ter com o que se coloca na sanita. “Está proibida” a colocação de óleos usados, restos de comida, cabelos, cotonetes ou outros materiais que não se decomponham na água.

Os conteúdos abordados nas ações serão depois trabalhados nas várias disciplinas em sala de aula para dar continuidade à sensibilização para o bom uso da água na escola, em casa e nas atividades desportivas onde os alunos participam.

O objetivo destas ações é sensibilizar as crianças para a importância de preservar a água, e através dos estudantes chegar às famílias.

Com estas ações dinamizadas pela Quercus e pelo Deco, a ÁGUAS DO RIBATEJO já chegou a mais de 10 mil famílias dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, onde asseguramos o abastecimento de água a mais de 145 mil consumidores.

 

.