FIFCA faz festa de 50 mil euros com 20 mil (VÍDEO). India fora do Festival

Estão confirmados oito grupos para o Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA) 2014 e pode juntar-se ainda a Jordância. Problemas com os vistos afastam a India desta quarta edição do FIFCA. A presença da Jordânia ainda é uma incógnita, mas a organização tudo está a fazer para assegurar a presença destes países.

O orçamento do FIFCA rondaria os 50 mil euros, mas a organização diz que consegue montar o evento “por cerca de 15 a 20 mil com as parcerias que estabelecemos”. Em reunião de Câmara, a autarquia aprovou, esta tarde, um subsídio de quase sete mil euros. 

O Secretariado  (FIFCA) “está consciente das dificuldades económicas a nível global de entidades, Instituições, a empresas e famílias, mas estamos prontos para enfrentar as contrariedades, certos de que será mais uma vez possível realizar um evento de dimensão internacional com a qualidade e dignidade que o folclore e a cultura local merece”, sublinhou Ricardo Casebre.

Alpiarça, Benavente, Salvaterra de Magos, Coruche acompanham Almeirim na receção às Comitivas Internacionais que entre 17 e 25 de Abril vão trazer a sua cultura e tradição contribuindo para o elevar de um evento que vai também ser de Culturas e Artes, com Exposições, ateliers de música, gastrononomia, com desfile etnográfico, desfiles equestres e passeios culturais numa perspectiva de aliar a cultura à riqueza histórica e natural de uma região tão rica como o Ribatejo. Durante uma semana, os grupos vão dançar, cantar em galas internacionais, desfiles de rua, vão contactar com utentes de Associações de solidariedade social, alunos de Agrupamentos Escolares, partilhar experiências com grupos de folclore da região, participar em ateliers de música e gastronomia.

O Presidente da Câmara destacou na conferência de imprensa a importância de um evento desta natureza no concelho que “potênciar o turismo cultural e gastronómico do concelho”.

 

.