Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Paço Real da Ribeira de Muge

Decorreu entre os dias 13 e 20 de abril as comorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido pela Academia Itinerarium XIV no Paço Real da Ribeira de Muge, em Paço dos Negros (Almeirim).

Sob o tema nacional “Lugares de Memória”, foi promovida para o paço uma vista temática orientada, em que se pretendeu descobrir o espaço através das estórias e lendas sobre este local. As visitas tiveram uma forte adesão, contando com interesse e assumindo uma forte dinâmica entre os presentes. Foram ainda solicitadas à academia visitas para grupos, a que esta prontamente respondeu. Fomos visitados pelas crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo de Paço dos Negros, no regime de OTL, assim como um grupo de jovens portugueses e espanhóis, que se encontravam na atividade “Páscoa Jovem”.

Estas comemorações terminaram com um recital e coro de orações da Semana Santa, no dia 18, que refletem a cultural popular e as pesquisas desenvolvidas pela Academia Itinerarium XIV na defesa, promoção, preservação e divulgação do património da Ribeira de Muge.

A academia irá agora começar a trabalhar na comemoração do Dia de Portugal e de Camões, a 10 de junho. Irá celebrar a língua e expressão portuguesa, tendo como tema “Portugal em Guerra(s)”, uma vez que neste ano de 2014 se assinalam simultaneamente os 100 anos do início da 1.ª Guerra Mundial e os 40 anos do final da Guerra Colonial. A programação deste dia está ainda em estudo, e será divulgada oportunamente.

A Academia Itinerarium XIV é constituída por grupo de cidadãos ligados à Ribeira de Muge, que têm como objetivo estudar, defender e divulgar o património deste local, nas suas várias vertentes (histórico, etnográfico, arqueológico, molinológico, entre outros).

.