Estão 115 vinhos a concurso para Melhor da Região

São 115 os vinhos que, nos próximos dias 23 e 24 de abril, vão competir na 5ª edição do ‘Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo’ (CVET), organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

O objetivo é ser eleito o melhor da região e para tal é necessário vencer a medalha de excelência, que é atribuída ao vinho que conseguir as pontuações mais altas por parte do júri, numa iniciativa que se vai realizar no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

“Há já 5 anos que organizamos este concurso, pois é uma das melhores formas que temos de, por um lado, chegar ao consumidor final e, por outro, estimular a produção de vinhos de qualidade”, afirma José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.

Ao todo serão cerca de 30 os produtores que têm a possibilidade de competir com um máximos de 8 vinhos, em 5 categorias – tranquilos, espumantes, frisantes, licorosos e aguardentes, sendo que todos têm que possuir as designações denominação de origem protegida (DOP) do Tejo ou indicação geográfica protegida (IGP) do Tejo.

Para além da medalha de excelência, os vinhos a concurso poderão ainda vencer a ‘grande medalha de ouro’ – de 96 a 100 pontos – a ‘medalha de ouro’ – de 88 a 95 pontos – e a ‘medalha de prata’ – de 83 a 87 pontos.

A avaliar os vinhos estarão enólogos portugueses e especialistas reconhecidos em matéria de degustação pela sua competência no setor da produção, comercialização, consumo e comunicação social.

.