Almeirim escapa ao alerta de mau tempo

Oito distritos do Norte e centro do país foram colocados sob alerta amarelo – o segundo mais grave de uma escala de quatro – devido à previsão de ocorrência da queda de chuva para esta sexta-feira. A entrada no fim-de-semana vai também ter muito vento e temperaturas máximas a rondar os 20º graus Celsius, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Entre as 10h00 e as 18h00 de sexta-feira, deverá haver chuva, por vezes forte, com a possibilidade de ocorrência de trovoada nos distritos de Viseu, Vila Real, Leiria, Aveiro e Coimbra. Entre as 08h00 e as 16h00, o mesmo é esperado para as zonas do Porto, Braga e Viana do Castelo.

O vento, com rajadas que podem atingir os 85 quilómetros/hora, irá ser sentido principalmente nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, entre as 09h00 e as 15h00.

Para sexta-feira são esperadas temperaturas máximas entre os 18º e 27º graus, com a Beja a ser o distrito com mais calor. Em Lisboa, os termómetros não vão descolar dos 20º, no Porto dos 19º e em Faro dos 21º.

No sábado, a chuva deverá continuar a cair em Viana do Castelo, Porto, Viseu, Braga, Coimbra e Leiria. O sol deve espreitar entre as nuvens no resto do país, onde as temperaturas máximas continuarão a ser amenas à semelhança dos últimos dias.

Para domingo, haverá precipitação nos distritos de Braga, Aveiro, Porto e Viana do Castelo.

Fonte: O Público

.