Alunos almeirinenses entram mais tarde na escola

Os alunos do ensino básico e secundário podem prolongar as férias de Verão quase até ao final da primeira quinzena de Setembro, já que, de acordo com as datas avançadas pelo Ministério da Educação e Ciência, as aulas só vão arrancar entre os dias 11 e 15 desse mês.

Em 2013, o ano lectivo começou até dia 16 setembro.

O despacho divulgado na sexta-feira com o calendário escolar para o próximo ano lectivo, e o Jornal Público revela pormenores de algumas alterações em relação ao que tinha sido inicialmente divulgado, com uma tentativa de aproximar as durações dos três períodos.

O primeiro período, indica o documento, vai prolongar-se até ao dia 16 de Dezembro, uma terça-feira. Depois, os alunos regressam à escola na segunda-feira, dia 5 de Janeiro, até pararem para as férias da Páscoa, a 20 de Março, ou seja, uma sexta-feira. Esta etapa poderá ser interrompida entre os dias 16 e 18 de Fevereiro para as férias de Carnaval.

Já o terceiro e último período tem arranque marcado para terça-feira, dia 7 de Abril, e acaba entre os dias 5 e 12 de Junho — consoante o ano de escolaridade.

Os primeiros a terminar o ano lectivo são os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos. Para os alunos do 6.º ano, a escola tem autonomia para escolher entre estes dias e, para os restantes anos, o dia 12 de Junho é o último. Isto significa que o primeiro período tem uma duração de cerca de 13 semanas, o segundo de 11 semanas e o terceiro de nove a dez semanas.

Fonte: Jornal O Público

.