GNR preocupada com excesso álcool. Recomeçam multas às cargas

A Guarda Nacional Republicana de Santarém, nas últimas 72 horas fez nove detenções e levantou 106 autos de contraordenação ao Código da Estrada.

O Comando Territorial da GNR de Santarém, desde 25 de Julho de 2014 registou 26 acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e nove feridos leves. Efetuou 539 ações de fiscalização rodoviária de que resultaram 9 detenções , salientando-se quatro detenções por condução sob o efeito de álcool, três por falta de habilitação legal e uma por outros motivos. Foram ainda elaborados 106 autos de contra-ordenação por infrações ao Código da Estrada, registando maior número os excessos de álcool, excessos de carga, falta de uso de cintos de segurança, seguidos pela falta de inspeção periódica válida, uso do telemóvel durante a condução, o estado dos pneus e falta de seguro de responsabilidade civil.

A GNR deixa o alerta, “Atendendo ao resultado da atividade operacional das últimas 72 horas, verifica-se um número de crimes e infrações por excessos de álcool e excesso de carga preocupantes para a segurança rodoviária, pelo que a GNR alerta os condutores para os perigos provenientes destes comportamentos, sendo esta uma época de festividades locais e de reencontro de famílias no período de férias. Evitem o consumo de álcool, aliado muitas vezes à falta de uso de cinto de segurança e ao uso do telemóvel durante a condução, de forma a que não se transforme uma época festiva em tragédia”.

.