Ministro da Economia atende aos pedidos de Pedro Ribeiro

O Ministro da Economia, Pires de Lima, já está a par do pedido de excepção feito por Pedro Ribeiro para o transporte de tomate e uva e numa visita à região do Alqueva, anunciou que está em fase final de aprovação o aumento da capacidade de transporte das cargas de 40 para as 60 toneladas alguns produtos, dos quais o tomate e a uva, diz o Ministro.

A decisão vai em breve ser tomada em Conselho de Ministros.

Os deputados do PSD eleitos por Santarém tinham feito chegar Ministro da Economia, um conjunto de questões sobre a possibilidade de introduzir alterações de excepção ao Regulamento sobre a circulação de veículos para as campanhas agrícolas do tomate e da uva.

Esta iniciativa que tem a Deputada Carina Oliveira como primeira subscritora, resulta de uma série de contactos estabelecidos com várias entidades e organizações, com particular destaque para a reunião que a Comissão Parlamentar de Agricultura manteve com o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, na semana passada.

No documento a que o Almeirinense teve acesso é feita uma explanação exaustiva da importância do tomate e da uva da economia local, regional e nacional e no final da carta, o PSD formula três questões:
1 – A tutela autoriza, através da revisão do Regulamento sobre a circulação de veículos, respectivos pesos e dimensões, que seja excepcionado um acréscimo de peso no transporte de matérias-primas agrícolas nos meses das campanhas de recolha?

2 – Pode o Regulamento excepcionar com segurança, um acréscimo de 15% nos pesos transportados de tomate e uva, dos campos para as explorações industriais, nos meses da sua apanha?

3 – Poderá esta excepção ocorrer já na campanha que se prepara deste ano, de modo a evitar os inconvenientes, constrangimentos e penalidades aos transportadores e produtores?

Esta matéria surge depois da própria GNR ter anunciado que já levantou um número significativo de autos por excesso de carga.

.