NERSANT inicia seminários temáticos por todo o distrito

A NERSANT está já no terreno com um vasto conjunto de seminários temáticos, com o intuito de apresentar os seus projetos de apoio às empresas do Ribatejo.
A Internacionalização foi o tema dos seminários realizados em Abrantes e Santarém. Perante uma plateia constituída por várias dezenas de empresários, a NERSANT deu a conhecer informação pormenorizada sobre os projetos que tem em desenvolvimento nesta matéria e quais os apoios disponíveis. Foi apresentada a informação referente à realização do encontro de negócios que se irá realizar em Santarém no próximo mês de novembro, o NERSANT Business 2014 e do Encontro de Negócios no Centro de Moçambique, bem como a apresentação da missão empresarial a Marrocos que irá coincidir com a SIB em Casablanca. Foi ainda apresentado o portal https://www.exportribatejo.com”>www.exportribatejo.com, onde as empresas da Região poderão ter acesso a oportunidades de negócio e concursos públicos internacionais, bem como ao serviço Business DESK, onde poderão colocar questões online diretamente à NERSANT sobre dúvidas relacionadas com a internacionalização. Neste portal estão ainda publicados estudos de mercado de diversos países (com especial destaque para Angola, Brasil, Moçambique e Cabo Verde).

No Cartaxo, o tema dominante foi a Qualificação para as PME`S. A NERSANT deu a conhecer aos muitos empresários e colaboradores das empresas o RibaCertifica, projeto de apoio à implementação e certificação das empresas e o GesINOV Corporate – aplicação informática de gestão, que tem como objetivo fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas PME da região de Santarém, projetos que a associação está a dinamizar e que têm apoio a fundo perdido para as empresas que neles participem. Foi ainda apresentado o plano de Formação para ativos, bem como a formação avançada em Vendas (projeto Ribatejo Inspira) e uma ação de especialização em Gestão para Empresários.

A Inovação e o Empreendedorismo foi o tema do seminário realizado em Ourém, onde foram apresentados os projetos de apoio ao tecido empresarial na área da inovação e do empreendedorismo, nomeadamente o projeto Ideias Inovadoras, o Horizonte 2020, os projetos com financiamento a fundo perdido para IDI e a Bolsa de Tecnologias.
Para além destes, a associação empresarial apresentou o seu ecossistema empreendedor, desde os projetos de empreendedorismo escolar ao Sítio do Empreendedor, plataforma online onde  todos os  interessados podem fazer o registo da sua ideia de negócio sitiodoempreendedor.nersant.pt. Foi ainda  apresentada a Formação Inicial de Empreendedores, composta por 5 módulos, e que é considerada essencial para a gestão de qualquer negócio.
Nas próximas semanas a NERSANT vai continuar a percorrer o distrito com este conjunto de Seminários, com sessões a decorrer esta semana em  Rio Maior (hoje); Abrantes (Qualificação para PMES – 16 de setembro); Inovação e Empreendedorismo (Núcleo NNERSANT do Sorraia – 17 de setembro) e Fátima (Internacionalização – 18 de setembro).

A calendarização completa deste plano de seminários pode ser consultada online no site da associação, em https://www.nersant.pt”>www.nersant.pt, local onde são realizadas, igualmente, as inscrições. Para mais informações ou outros esclarecimentos, os interessados podem contactar o Departamento de Associativismo e Marketing da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou dame@nersant.pt

.