Continuação de mau tempo com aviso laranja para a região de Santarem

O Instituto Português do Mar e Atmosfera ( IPMA ), lançou novamente um aviso Laranja de mau tempo para 11 distritos do pais sendo Santarém um deles, assim as previsões indicam que durante a próxima noite até as 06 da manhã,  poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes, forte queda de granizo, existem condições favoráveis a ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento com rajadas que podem chegar aos 80 km hora. A partir das seis horas da manhã de sexta feira 19 de setembro, o IPMA, baixa o aviso para amarelo mas, mantêm o aviso de trovoadas e chuvas fortes.

Como é habitual nestas situações a protecção civil avisa a população que deve redobrar os cuidados a ter com vasos ou outros objectos que possam cair de janelas ou varandas.

Deve ter especial atenção aos sistemas de escoamento de aguas pluviais e deve proceder a retirada de inertes ou outros objectos que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas.

Devido ao mau tempo poderão ocorrer vários efeitos tais como:

Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem.

Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de agua nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos  ou árvores em virtude de vento mais forte.

 

anpc

.