Gerações encontram-se nas Fazendas

O Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim comemorou, na última sexta-feira, dia 31 de outubro, pelo 10.º ano consecutivo, o Encontro de Gerações, nas Escolas Básicas de primeiro ciclo (EB de Paço dos Negros e Centro Escolar) e Jardins de Infância (Raposa, Marianos, Paço dos Negros e Centro Escolar).

Esta atividade tem permitido a partilha de memórias e costumes entre avós e netos, sendo que os primeiros são convidados a vir à escola passar parte do dia com os seus netos desenvolvendo em conjunto diversas atividades: ateliês de pintura e modelagem, mostra de trabalhos manuais executados pelas avós, elaboração em conjunto de painéis coletivos com rosetas em crochet elaboradas pelas avós que ficarão expostas nas escolas/JI, entre outros, permitindo também um alegre e salutar convívio. Este ano, foi também marcado pela presença de palhaços em Paço dos Negros e pelas danças de um rancho folclórico espontâneo de avós e netos no Centro Escolar.

Salienta-se que, no âmbito desta actividade, se encontram ainda a decorrer, nas Escolas Básicas de primeiro ciclo e Jardins de Infância do agrupamento, de 31 de outubro a 7 de novembro, exposições fotográficas e etnográficas retrospetivas e abertas ao público, subordinadas ao tema “10 anos do Encontro de Gerações na Escola”.

Com o Encontro de Gerações pretende-se assim contribuir para manter vivos na memória das crianças os costumes e as práticas das gerações dos seus avós, através da partilha de conhecimentos e experiências de vida. E, desta forma, a escola dá também o seu contributo para a valorização e perpetuação das tradições locais.

 

.