Cantora com mais de cinco milhões de discos vendidos atua em Almeirim

Teresa Salgueiro vai atuar em Almeirim no inicio de 2015.

A ex-vocalista dos Madre de Deus tem agendado um espetaculo para o Cine-Teatro da cidade no dia 7 de feveiro.

Teresa Salgueiro nasceu em Lisboa a 8 de Janeiro de 1969. Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo Português de sempre no estrangeiro – Madredeus. Entre 1987 e 2007, com os Madredeus, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo.

Participou, também, como atriz principal, na longa metragem de Wim Wenders, intitulada “Lisbon Story”. Em paralelo com a actividade do grupo, edita o álbum “Obrigado” (2006) que reúne participações com vários artistas como José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi, entre outros. Em 2007 Grava dois álbuns em parceira com o Septeto João Cristal (Você e Eu) e com o Lusitânia Ensemble (La Serena) em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade enquanto intérprete. Manteve, com estes dois projectos e durante dois anos, uma actividade regular de concertos na Europa, Brasil e México.

Ainda em 2007 e a convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solista no álbum “ Silence Night and Dreams”. Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias, como Paris, Londres ou Płock. A 30 de Junho de 2007 Teresa Salgueiro apresentou-se no Teatro de S. Carlo em Nápoles, a convite dos Solis String Quartet, para interpretar um conjunto de canções evocativas do legado da Música Napolitana.

Dois anos mais tarde, em 2010, nasce o Concerto “Canti Naviganti” que se estreou em cidades selectas de Itália. Já enquanto artista independente, em Agosto de 2008, com a ideia de recolher um repertório que retratasse as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes Portugueses, reúne-se novamente com o Lusitânia Ensemble e assim nasceria o disco “Matriz”, cujos concertos percorreram a Europa e África. “Voltarei à minha Terra” foi uma viagem através da memória colectiva da Música Portuguesa do séc. XX. Com uma nova formação, Teresa Salgueiro tomou a seu cargo a direção dos arranjos musicais onde desenha uma linguagem original que traduz um Universo poético, nascido de palavras e sentimentos portugueses.

Este percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à Música culmina na criação de uma oficina de composição de peças originais que nascem do encontro da Teresa com os músicos que escolheu. E, pela primeira vez, dedica-se à escrita das letras de todos os temas. Ao longo de nove meses, de Novembro de 2010 a Julho de 2011, desenvolveram os conceitos e cristalizaram-se as ideias em formas musicais. Convidou António Pinheiro da Silva, com quem partilhou os primeiros dez anos de gravações e concertos da sua vida, para co-produzir este novo disco. Durante o mês de Agosto de 2011, retiram-se para o Convento da Arrábida, no ambiente envolvente da Serra, e montam um estúdio de gravação onde registam os dezassete temas que dão origem ao álbum “O Mistério”.

Os bilhetes vão estar à venda nos locais habituais e nos balcões dos CTT.

.