Administração Regional de Saúde visita Centro Saúde de Almeirim e extensões

O Vice-presidente da Administração Regional de Saúde, Luis Pisco, visitou esta tarde o Centro de Saúde de Almeirim.

“A situação do centro de saúde é muito grave como é do conhecimento público”, já assumiu o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim que, recentemente, reuniu com o Ministro da Saúde, como o Jornal O Almeirinense avançou em primeira mão e exclusivo.

Depois da reunião de Pedro Ribeiro, o Ministro da Saúde e a Administração Regional tinha ficado apalavrada uma visita ao terreno e foi isso que aconteceu hoje.

“Para além da ida ao Centro de Saúde de Almeirim, fomos ainda às extensões de saúde de Marianos e Raposa, que se encontram encerradas por falta de médicos. Da reunião resultaram um conjunto de compromissos que espero se tornem realidade. A colocação de um médico em Almeirim, fruto de um concurso que decorre neste momento e que deve terminar durante o próximo mês”, revela o autarca.

O Presidente da Câmara adianta ainda que há “disponibilidade de aumentar para o dobro as horas de prestação de serviço das “empresas”, que não sendo o ideal é uma forma de minimizar o problema e que na prática resultada em mais dois clínicos. A disponibilidade de com a nova legislação que vai sair e permitirá acordos com entidades do setor social se encontrar meios de reabrir as extensões agora fechadas”.

Foram ainda abordadas possíveis formas de colaboração entre a Câmara e a ARS na área da prevenção e cuidados de saúde na comunidade.

“Assim se tudo aquilo que falámos se concretizar em fevereiro/março teremos um reforço dos médicos, que não sendo o ideal nem perto disso é pelo menos uma minimização do estado dramático em que nos encontramos”, espera também Pedro Ribeiro.

.