Bibliotecas escolares muito dinamizadas

As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Fazendas de Almeirim, por iniciativa da professora bibliotecária Ana Paula Brites, têm vindo a desenvolver diversas atividades dedicadas à leitura e à promoção do livro no âmbito dos seus Planos Anuais de Atividades que, ao longo dos anos letivos, têm concretizado desta forma o PNL no agrupamento.

Foi neste sentido que se realizou no dia 13 de fevereiro, pelas 21 horas, um Sarau de Poesia, no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim. O desafio foi lançado a toda a comunidade educativa, e assim vários professores, a própria diretora, pessoal não docente, pais e encarregados de educação e alunos dos três ciclos de ensino recitaram poemas da sua preferência (a maioria de escritores portugueses, mas também em língua estrangeira), perante uma plateia bastante composta, que contou também com a presença de vários eleitos dos órgãos autárquicos, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim e a Vereadora da Educação.

Para além da recitação de poesia, foi também apresentada uma peça de teatro pelo grupo de teatro da EB2,3 de Fazendas de Almeirim “A Bem D’zer”, peça esta que era uma adaptação de “O Capuchinho Vermelho” ao tema da noite, a poesia. Esta apresentação foi encenada pela professora aposentada Fernanda Faria, que continua de forma voluntária a colaborar com o agrupamento. Os adereços foram gentilmente cedidos pelo CRIAL, entidade com a qual o AEFA mantem uma parceria também a este nível.

Realizou-se ainda uma outra atividade de promoção da leitura dirigida a todas as crianças do pré-escolar e todos os alunos do 1o Ciclo do agrupamento, na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro. Neste dia, o Centro Escolar de Fazendas de Almeirim (de manhã) e o JI e EB1 de Paço dos Negros (à tarde) receberam a visita do autor, músico e compositor Jorge Courela que promoveu espetáculos musicais de apresentação dos seus livros “Capitão Miau Miau” e “Zé Maria Catatua”, com a participação ativa de todas as crianças do agrupamento.

jorge courela faz almeirim

Jorge Courela, atualmente professor de música na educação pré-escolar, foi músico arranjador dos programas televisivos «Operação Triunfo I e II» sendo vencedor de um globo de ouro. Acompanhou, musicalmente, a cantora Susana Félix, entre outros músicos nacionais, e participou, como músico residente, no Musical «Jesus Cristo Superstar» dirigido e encenado por Filipe La Féria.

.