Academia Itinerarium assinala Dia dos Moinhos (FOTOGALERIA)

A adesão da Academia Itinerarium XIV ao Dia dos Moinhos Abertos 2015, com o Moinho do Fidalgo (Paço dos Negros – Almeirim), foi um verdadeiro sucesso, tendo contado com 86 visitantes à exposição de Maria Castelo “Moagens de Outros Tempos: Moinhos de Água e de Vento” aos quais acrescem os 18 participantes na caminhada “Pelos Moinhos do Palha”.

A exposição assumiu-se como um importante meio de dinamização de um moinho que está parado. Por outro lado, trouxe pela mão de Maria Castelo uma imagem à população de Paço dos Negros do desaparecido Moinho de Vento. Um moinho que não tinha outro nome que não este, por ser o único da sua tipologia que aqui existiu. Tratava-se de um moinho de vento de armação, de estilo americano, bem diferente do moinho de vento saloio que estamos habituados a ver no Oeste português.

Neste momento, a Academia Itinerarium XIV irá começar a preparar a sua próxima iniciativa, a 27 de junho, onde se assinala o S. João (padroeiro da capela do Paço Real da Ribeira de Muge), assim como os 500 anos de Antão Fernandes como almoxarife do mesmo paço.
[flagallery gid=21]

.