“Ruas da Lezíria”: alunos de Almeirim premiados mostram-se

No âmbito do projeto “Ruas da Lezíria”, promovido pela CIMLT e pelos seus Municípios associados, teve lugar este sábado, no Parque das Laranjeiras, uma recreação de profissões de antigamente, levada a cabo por alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, do Agrupamento de Escolas de Almeirim.

Com o título “Regresso ao Passado”, esta iniciativa consistiu na recreação de profissões de antigamente, que foi representada por duas sessões no período da manhã. Seguiu-se um momento destinado ao público infantil, com pinturas faciais e modelagem de balões.

Esta atividade decorreu na sequência de um prémio atribuído aos alunos que levaram a cabo a recreação, no âmbito do projeto “Ruas da Lezíria”.

O “Ruas da Lezíria” envolve as escolas de Ensino Básico e Secundário da Lezíria do Tejo e desafia todos os alunos a apresentarem trabalhos relativos às suas ruas. Trata-se de uma oportunidade única para as crianças e jovens da região conhecerem as suas ruas – os vizinhos, a cultura e as tradições da rua, o comércio e outras atividades – despertando-os para a realidade que lhes é próxima e para a importância da valorização dos equipamentos e espaços públicos. O reconhecimento da capacidade participativa dos jovens é também um dos pressupostos do projeto “Ruas da Lezíria”, tendo por base a ideia de que os jovens podem mobilizar e dinamizar as ruas das suas terras.

.