Almeirim na Turquia

O FIFCA Almeirim vai à Turquia, de 10 a 17 de Junho, representar Portugal num programa local que consiste na preservação, promoção e desenvolvimento do turismo cultural entre vários Países, juntamente com nove delegações internacionais, em demonstrações de trajes, canto e dança.

A delegação ribatejana do Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes do concelho de Almeirim – FIFCA é composta por 15 elementos de vários quadrantes ligados à cultura do Concelho de Almeirim, que participarão no evento em Amasya, na zona Norte da Turquia, a convite do diretor do Festival local, que vem acompanhando o FIFCA desde aquele país, fazendo questão em ter esta representação de Portugal no seu evento.

Por seu lado, para esta comitiva, o FIFCA endereçou vários convites a associações locais que indicaram elementos que se disponibilizaram para participar nesta delegação, encontrando-se elementos de Paço dos Negros, Benfica do Ribatejo e Santarém.

Esta é a primeira experiência piloto no âmbito desta nova Associação FIFCA, que pretende promover internacionalmente todas as formas de cultura do concelho e da região, através da interação entre associações locais e internacionais.

De facto, o FIFCA – Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes do concelho de Almeirim – depois de uma fase embrionária, através do Festival Internacional de Folclore de Almeirim, deu agora um passo decisivo na sua capacidade de afirmação regional ao constituir-se como uma associação cultural de âmbito mais abrangente, tendente ao desenvolvimento das gentes deste concelho e da sua região de influência.

Esta será, pois, uma nova associação no concelho de Almeirim que pretende promover iniciativas anteriores e outras inéditas, de âmbito nacional ou internacional, em prol do desenvolvimento do concelho e do setor cultural, como área preferencial da sua atuação.

.