Forcados de Santarém começaram em Almeirim

“Ao prestigiado e sempre valente Grupo de Forcados Amadores de Santarém”. É esta a frase que está escrita na lembrança que a Câmara Municipal de Almeirim entregou ao cabo do Grupo de Forcados escalabitano, que hoje festeja o centenário.

O Presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, esteve na Arena da Celestino Graça, para fazer a entrega a Diogo Sepulveda, atual cabo dos Amadores de Santarém. A presença de Pedro Ribeiro fica a dever-se ao facto do grupo se ter apresentado pela primeira vez em publico na antiga praça de Almeirim, com um êxito que ficou assinalado, numa corrida em pegaram 10 toiros, cinco de António Branco Teixeira e cinco de Ribeiro Telles, toureados por David Godinho e D. Alexandre Mascarenhas “Fronteira”.

As comemorações do centenário de fundação do Grupo de Forcados Amadores de Santarém vão realizar-se nos dias 5 e 6 de Junho. “Queremos que os 100 anos do Grupo de Forcados Amadores de Santarém mexam e comuniquem com a cidade, pois esta instituição representa Santarém desde há 100 anos em todo o país e no estrangeiro”, afirmava Pedro Torres, antigo forcado do grupo e dinamizador da comissão das comemorações, ao Jornal O Ribatejo.

.