Festival do Melão apresentado (VIDEO)

Decorreu hoje, no parque do Carril, a apresentação do 6º festival do Melão em Alpiarça.

O certame decorre entre os dias 24 e 26 de julho e tem como objectivo dar visibilidade ao produto rei de Alpiarça – o melão.

Desde 2010 que este evento afirma e aproxima a Autarquia e a Junta de Freguesia de Alpiarça aos produtores de melão de modo a haver um desenvolvimento equilibrado e sustentado do melão, e juntos, são também uma forma de dar voz e força aos produtores de Alpiarça.

Estarão presentes cerca de 80 produtores e a Câmara em conjunto com a Junta, tendo em conta as dificuldades e limitações que decorrem nos dias de hoje, disponibilizaram uma verba que se situa entre 10 a 15 mil euros, para o Festival deste ano.

Neste festival pretende-se dar visibilidade, também, ao melão Manuel António, produto desenvolvido e apurado pelos produtores do concelho, que continua com o processo de certificação.

A criação deste evento prende-se também com o desenvolvimento do concelho e conhecimento de produtores e ainda decorre durante o mês de julho uma campanha promovida pela autarquia na restauração alpiarcense que se rege pelo mote: “Venha provar a nossa gastronomia, nós oferecemos o melão!”

Vão também decorrer outras actividades tais como: o 1º concurso de Fados de Alpiarça (sexta pelas 21.30), DJ´s a animar na sexta e sábado a partir das 00h e no Domingo a artista Mónica Sintra marcará presença a partir das 22h. O concurso habitual do melão e melancia decorre no Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos, na sexta 24, pelas 15.30h.

.