Banda Marcial de Almeirim nas Festa de Nossa de Senhora do Rosário

Foi no passado dia 2 de Agosto que Banda Marcial de Almeirim voltou a Unhos pelo segundo ano consecutivo para participar nas Festa de Nossa de Senhora do Rosário e acompanhar a procissão que há vinte anos não tinha Banda para acompanhar a Procissão em honra da Nossa Senhora do Rosário.

Já se tornou tradição a Comissão de Festa convidar a Banda de Almeirim para acompanhar a procissão, desde 2014 que a Banda foi convidada e desde então tocou encantou a comunidade cristã de Unhos com o seu profissionalismo e simpatia a Banda de Almeirim é presença obrigatória nas Festas.

A realização de um sonho há muito desejado pela Comunidade de Unhos que não tinham banda há mais de vinte anos para acompanhar a Procissão da Nossa Senhora do Rosário em Unhos.

Unhos é a Aldeia mais antiga do Concelho de Loures é chamada a Aldeia dentro da Cidade, cheia de tradições, Unhos hoje é uma Comunidade não só conhecida pelos monumentos históricos como pela sua atividade social (Unhos/Catujal), a sua Igreja visitada por muitos turistas.

A Igreja de São Silvestre é a Igreja Matriz de Unhos, fica localizada na freguesia de Unhos, município de Loures, Portugal.

A Igreja foi fundada época medieval e reedificado, cerca de 1668. Com o terramoto de 1755, a estrutura sofreu alguns danos e a fachada foi refeita, embora se mantivessem os portais maneiristas, bem como a abóbada da nave, reedificada sobre os arcos seiscentistas.

Banda oferece concerto à Comunidade como forma de agradecimento

No passado dia dois de Agosto a Banda Marcial de Almeirim encantou e fez chorar a Comunidade cristã de Unhos com a sua atuação ao longo da Procissão onde o Padre Francisco (Pároco) afirmou que a Banda Marcial de Almeirim toca com alma e os músicos são excelentes profissionais.

A Banda foi recebida pelo segundo ano pela Comissão de Festas e por uma Almeirinense que fez questão de fazer as honras da Comunidade na apresentação de um mini concerto que a Banda fez questão de presentear à População um medley de Carlos Paião um dos reportórios da Banda mais conhecidos.

Tivemos mais uma vez o prazer de receber o Presidente da Banda, José João, e o Maestro José Ribeiro que contaram um pouco da dinâmica da Banda desde a Escola de Música, ao Teatro e como gerem uma Banda com 40 músicos de diversas idades.

Ambos defendem que a Banda é um dos símbolos importante do Concelho e que devia ter mais apoio uma vez que hoje a música ajuda muitos Jovens e porque a Música é base cultural de uma sociedade!

Ao longo da conversa com estes dois Senhores que são o rosto da Banda Marcial de Almeirim tive conhecimento que a Banda têm duzentos e cinquenta sócios ativos, muito pouco para o trabalho que desenvolvem na Comunidade.

Como Almeirinense e como a Banda Marcial de Almeirim fez parte da minha infância e porque a música deve fazer parte da Cultura de um Povo decidi fazer –me sócia e ajuda esta Associação pois ao ver tantos Jovens amam a música, devemos todos apoiar esta causa, pois são eles o futuro do Amanhã.

Quero Agradecer a todos os Músicos a entrega e o Profissionalismo na sua atuação em Unhos, ao Sr. Presidente da Banda e ao Maestro a simpatia e a disponibilidade que têm tido para fazerem parte das Festas de Nossa Senhora do Rosário.

Viva a Música que inspira as nossas Almas! Vamos Ajudar a Banda Marcial de Almeirim a ir mais longe e a levar a Cultura de Almeirim além-fronteiras!

A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas!

 

Maria Carolina Pisco Santos

.