IMI: Ter filhos não dá desconto em Almeirim

A partir do próximo ano as famílias com filhos poderão beneficiar de um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas a Câmara de Almeirim não vai aderir a este benefício.
Este benefício está definido no Orçamento do Estado para 2015 e determina que as câmaras municipais podem fixar uma redução da taxa com base no número de dependentes do agregado familiar do proprietário: um dependente a cargo: redução do IMI até 10%; dois dependentes a cargo: redução do IMI até 15% e três dependentes a cargo: redução do IMI até 20%.  Para ter direito a esta redução do IMI, o imóvel terá de ser a sua habitação própria e estar registado como domicílio fiscal do agregado familiar.

No entanto, e através das redes sociais, o Presidente da Câmara de Almeirim já disse que não vai aplicar a medida. “apesar do IMI, como disse, ter aumentado as receitas gerais são muito menores. É bom baixar impostos? claro que é, mas nesta conjuntura seria irresponsável. Almeirim paga a sete dias a fornecedores. Tem de ter capacidade financeira para aproveitar o quadro comunitário
de apoio que aí vem para melhorar a nossa qualidade de vida e criar empregos. Dos impostos globais que todos pagamos menos de 15% vem para as câmaras o resto vai para o governo. É uma pena que não seja dos 85% que se faça uma proposta redução e se “mande” paras as câmaras essas responsabilidades quando o governo sabe a situação que nos tem criado”. A taxa de IMI vai de 0,2 a 0,5%.
Em Almeirim é de 0,4%.

.