Agrupamento de Escolas de Almeirim quer “Formar para o Futuro”

Com a aproximação de mais um ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Almeirim (AEA) reitera a sua grande meta, “Formar para o Futuro”, querendo preparar todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até final da escolaridade obrigatória, tanto por forma a continuarem estudos universitários como para o ingresso no mercado de trabalho.

As escolas do Ensino Básico para além da oferta curricular regular também oferecem atividades de complemento do currículo que passam por: Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e um número alargado de Clubes e Projetos que enriquecem a formação global dos alunos e permitem auxiliar as famílias na gestão dos horários.

A Escola Secundária (ESMA) mantém, no presente ano, o funcionamento das quatro áreas de ensino regular (Humanidades, Ciências e Tecnologias, Socioeconómicas e Artes) e no âmbito do Ensino Profissional oferece os cursos de Profissional de Técnico de: Gestão Desportiva, Gestão de Equipamentos Informáticos, Vendas, Turismo Ambiental e Rural e Apoio à Infância.

Almeirim apresenta assim uma boa oferta ao nível do Ensino Público, procurando em conjunto com os parceiros educativos, com destaque para a Câmara Municipal de Almeirim, trabalhar para a melhoria da qualidade de ensino e a satisfação de alunos e famílias. Ainda há um percurso a realizar, mas sinais desse trabalho começam a surgir, no ano letivo 2015/16. O AEA foi premiado e irá beneficiar de um crédito horário em virtude da melhoria dos resultados escolares no Ensino Secundário, no ano letivo que findou. Quando tanto se falou da ESMA pelos resultados obtidos no secundário em 13/14, temos agora a retribuição do esforço acrescido de todos os docentes, discentes e encarregados de educação que no ano letivo 14/15, em virtude de um plano de ação implementado, conseguindo melhorar em muito as avaliações obtidas em várias disciplinas de exame. As horas atribuídas serão direcionadas para áreas de formação em que se deteta maior necessidade de reforço pedagógico.

A manutenção dos espaços e equipamentos tem merecido grande atenção por parte da atual direção, no âmbito da sua intervenção direta, ou por parte da autarquia, nas escolas a si atribuídas. Exemplos da preocupação em manter as escolas funcionais e com melhores condições de trabalho são as intervenções realizadas na ESMA. Com verbas exclusivas do AEA já foi possível substituir a cobertura de fibrocimento nas galerias do pátio, melhorar algum do mobiliário das salas, instalar o sistema de cartões para pagamento e controlo de entradas e saídas e intervir nos espaços físicos com reparações e remodelações, tais como laboratórios, cozinha e bar. Pretende-se continuar com as intervenções de modo a ir melhorando os espaços escolares, estando esta situação dependente das verbas conseguidas.

Nos últimos anos tem-se verificado uma melhoria no ambiente escolar sendo um grande objetivo a continuação dessa tranquilidade, intervindo sempre que necessário nos aspetos de âmbito disciplinar.

O Diretor José Carreira conta com a participação ativa da comunidade escolar, para que o AEA  continue o seu caminho, melhorando a sua ação, de modo a ser um agrupamento de referência para as crianças e jovens do concelho de Almeirim.

.