Águias de Alpiarça representam Portugal no 1º Europeu de Clubes

Organizado pela ETU (União Europeia de Triatlo), disputa-se a 4 de Outubro de 2015 em Nice (FRA) o primeiro Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo. Com o objetivo de ser um primeiro teste a este novo formato de competição, o Europeu de Clubes Campeões de Triatlo junta os clubes campeões dos países melhor classificados no ranking de nações da ITU.

Num total de apenas 10 países representados a nível europeu, Portugal consegue estar entre os melhores e entrar em competição através do Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça”. A seleção deste clube prende-se com a excelente prestação desportiva na última época em masculinos e femininos. Vão representar as nossas cores contra equipas de países como Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Itália e Países Baixos.

O formato desta competição assemelha-se ao disputado nas provas de estafetas de nações da ITU. Cada clube faz-se representar por quatro atletas. Dois elementos do género masculino e dois do género feminino que devem percorrer, individualmente e de forma alternada entre géneros, um percurso de triatlo de distância super sprint (300m – 10km – 2,5km). No final de cada percurso individual o “testemunho” deve ser passado para o atleta seguinte.

A participação de Portugal neste primeiro “test event” da competição na modalidade pode ser visto como um excelente indicador, visto estar representado entre os melhores países a nível europeu. A organização procura fomentar este formato de competição que já faz parte de uma proposta da ITU ao COI como possível integração nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

.