NERSANT abre cinco ações de formação para desempregados até ao final do ano

O aditamento do protocolo entre a NERSANT e o IEFP permitiu a esta associação calendarizar seis ações de formação dirigidas exclusivamente para desempregados. Uma das ações já arrancou, em Abrantes, estando a NERSANT a receber inscrições para avançar com os restantes cinco cursos até ao final do ano. Os desempregados que não recebem subsídio de desemprego beneficiam de bolsa de formação.

Estas ações de formação têm como público-alvo desempregados inscritos nos serviços de emprego (subsidiados ou não subsidiados), que poderão, caso sejam admitidos aos cursos de formação, ter direito a uma bolsa de formação (apoio não atribuído a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção), e encargos com alimentação e com transportes. No final da formação, existem algumas vagas para a dinamização de estágios.

Com a dinamização desta medida, a NERSANT pretende proporcionar, para além das situações simuláveis em sala de aula, formação prática em contexto de trabalho com o objetivo de permitir a consolidação das competências adquiridas e o fomento do networking, promovendo as condições de empregabilidade e a inserção de desempregados na vida ativa. Neste momento, cinco dos formandos que iniciaram a formação prática em contexto de trabalho, acabaram por efectuar contrato com a empresa que os acolheu, o que significa que este projeto já começou a servir o seu primordial objetivo, que é a inclusão de desempregados no mercado de trabalho.

Neste momento, a NERSANT tem calendarizadas até ao final do ano cinco ações de formação: Técnico/a de Comércio Internacional, que arrancará dia 05 de outubro em Alferrarede, Abrantes; Técnico/a Auxiliar de Saúde, que inicia dia 26 de outubro em Tomar;  Agente em Geriatria, cujo início se prevê para 09 de novembro em Ourém; Técnico/a Comercial, que começa dia 23 de novembro em Torres Novas; e Técnico/a de Comércio Internacional, que arranca dia 14 de dezembro em Santarém. Para estas ações a NERSANT tem ainda vagas para a participação de desempregados, devendo os interessados inscrever-se junto do Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 500.

No âmbito do aditamento deste protocolo, já foi iniciada a ação de formação Técnico/a Auxiliar de Saúde, em Santarém, no passado dia 15 de setembro.

.