Almeirinense nas conversações com Cavaco Silva

Manuela Cunha foi a porta-voz do PEV na deslocação esta quarta-feira, 21 de outubro, ao Palácio de Belém. O Partido Ecologista “Os Verdes” revelou ao Presidente da República que está pronto para viabilizar um executivo do Partido Socialista e Manuela Cunha defendeu que os resultados das eleições legislativas representam o “não” dos portugueses à continuação de um executivo formado pelo PSD e pelo CDS-PP.

O PEV, tal como o PCP, aprovará todas as moções de rejeição a um executivo da coligação Portugal à Frente e garante que estão disponíveis para “permitir a governação do PS e a resolução dos problemas do país”.

Manuela Cunha defende que o PS “tem condições para formar Governo, tomar posse e funções e promover políticas que promovam uma governação sustentável”. Quando questionada sobre se estaria em causa apenas um apoio parlamentar, e não um eventual executivo de coligação à esquerda, Manuela Cunha não prestou qualquer esclarecimento. “As negociações estão ainda a decorrer”, disse apenas.

O partido mostra-se disponível para “avaliar e enfrentar” um Orçamento do Estado elaborado pelo Partido Socialista “com toda a responsabilidade”. No entanto, dar a garantia de que aprovam o documento já parece mais difícil. “É muito difícil responder-lhe antes de ter o orçamento nas mãos”, respondeu aos jornalistas. “Não conhecemos o orçamento, não passamos cheques em… precisamos de ver o orçamento”, disse mesmo Manuela Cunha.

Até ao momento, os partidos encontram-se fortemente divididos quanto à força partidária que deve formar Governo. A coligação Portugal à Frente reclama o direito à formação do executivo, enquanto força política mais votada nas eleições de 4 de outubro.
Por sua vez, o Partido Socialista constata a existência de uma maioria de esquerda, defendendo que lhe cabe encabeçar um executivo, garantido por um acordo com o Bloco de Esquerda e a CDU.
Cavaco Silva fecha esta manhã as audições aos partidos com representação parlamentar, com as audições ao partido Pessoas – Animais – Natureza.

 

 

 

Fonte: RTP

Foto: André Kosters – Lusa

.