Melhor arranque era impossível

Disputou-se em Mação, no passado dia 31 de Outubro, o primeiro torneio do Circuito Regional de Cadetes da época 2015/2016. Este torneio contou com a presença de 120 nadadores em representação de 10 Clubes do Distrito de Santarém.

Este foi um torneio muito importante porque marcou a estreia em competição de uma nova geração de nadadores Almeirinenses que representaram da melhor maneira as cores da sua terra. Estão de parabéns os nadadores Beatriz Botas, Diana Oliveira, Francisco Gonçalves, Lara Pereira, Madalena Midões e Tiago Gago pelo excelente desempenho que tiveram nesta sua estreia.

Mas esta prova também foi muito importante para os nadadores mais velhos (Cadetes A) uma vez que será com base nos desempenhos nesta prova dos nadadores que o Director Técnico Regional escolherá os atletas a integrar o 1º Estágio de Cadetes da época.

A Secção de Natação da Associação Vinte Quilómetros de Almeirim fez-se representar por 18 atletas que conquistaram 28 lugares de pódio (nove primeiros, seis segundos e três terceiros).

Com estes resultados, o clube de Almeirim alcançou o primeiro lugar na lista das equipas com mais lugares de pódio, seguido pelo Clube de Natação de Torres Novas com 11 e pelo CLAC com 10. A Associação 20 Km de Almeirim, foi também o Clube que obteve o maior número de primeiros lugares e o maior número de segundos lugares.

No escalão mais jovem, Cadetes Sub-9, Diana Oliveira estreou-se em competição com duas vitórias (tantas como as provas individuais em que participou) nos 50 Costas-Bruços e 50 nos Bruços-Livres.

Na prova 50 Mariposa-Costas, Beatriz Botas obteve o 2º lugar, classificação que o seu colega de equipa, Francisco Gonçalves, repetiu no género masculino. Ainda neste escalão e também nos 50 Mariposa-Costas, é de destacar o terceiro lugar obtido pela Madalena Midões.

Duarte Cravo, Cadete Sub-10, venceu todas as provas individuais que disputou: 50 Mariposa-Costas e 50 Bruços-Livres. No mesmo escalão, evidenciou-se também Gonçalo Ferreira com a conquista do segundo lugar na prova de 50 Bruços-Livres.

Nos Cadetes Sub-11 destacaram-se o Guilherme Torcato com uma vitória na prova de 50 Bruços Livres e a Rita Rato com um terceiro lugar na prova de 100 Bruços-Livres.

Os Cadetes Sub-12 de Almeirim conquistaram um total de 8 lugares de pódio tendo Martim Pousadas sido mais um nadador almeirinense que venceu todas as provas individuais que disputou (100 Costas-Bruços e 100 Bruços-Livres). Gustavo do Canto obteve o segundo lugar nas provas de 100 Mariposa-Costas e 100 Bruços-Livres, sendo ainda de referir o segundo lugar conquistado pelo David Martins na prova de 100 Costas-Bruços.

A estafeta constituída pelos nadadores António Paulino, David Martins, Gustavo do Canto e Martim Pousadas venceu as provas de 4 x 50 Estilos e de 4 x 50 Livres.

.