Jovem triatleta do “Os Águias” de Alpiarça Campeã Nacional

Disputou-se no sábado, em Vilamoura, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, naquela que foi a última competição do ano. Pelas 8 horas partiram os mais de 100 atletas que aceitaram o desafio de 1,9km de natação, 91,5km de ciclismo e 21,1km de corrida e que aspiravam aos lugares cimeiros dos diversos escalões em competição.

A competição masculina foi ganha por Bruno Pais. O atleta Olímpico do Sport Lisboa e Benfica e Heptacampeão Nacional de Triatlo Olímpico procurava conquistar o seu segundo triunfo num Campeonato Nacional de Triatlo Longo, depois do feito de 2009. À saída do primeiro segmento já se encontrava perto da frente da corrida. Depois de ter efetuado o segundo melhor parcial de natação, imediatamente atrás de Fábio Azinheirinha, começou a procura pela liderança da prova na sua melhor modalidade, o ciclismo. No final dos 91,5km de percurso de estrada a liderança na prova já singrava por vários minutos e iniciou o segmento de corrida com tranquilidade. Ainda assim, realizou o melhor segmento de corrida da competição e terminou a prova com uma diferença de mais de 12 minutos para o segundo classificado, David Caldeirão do Louletano. O jovem Fábio Azinheirinha completou o pódio na terceira posição da classificação geral.

Na competição feminina a prova teve contornos diferentes. Desde os seus momentos iniciais a liderança da prova foi assumida pela jovem triatleta do Tecnel – C.D “Os Águias” de Alpiarça, Andreia Ferrum. Apesar de menor experiência neste formato competitivo, Andreia Ferrum desempenhou um excelente percurso no segmento de ciclismo e manteve-se até final na liderança da competição. Vanessa Pereira, atleta do Atlético Clube de Portugal, que circulava em sua perseguição desde início do ciclismo conseguiu fazer valer a sua experiência e assumiu a frente da corrida já no seu segmento final. Fazendo-se valer das suas grandes qualidade de corredora, Ana Filipa Santos, Tecnel – C.D “Os Águias” de Alpiarça, realizou o melhor parcial de atletismo, o que lhe possibilitou ultrapassar Vanessa Pereira nos momentos finais da prova. Desta forma, Ana Filipa Santos sagrou-se campeã Nacional de Triatlo Longo. Vanessa Pereira e Andreia Ferrum completaram o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente.

Com a decisão dos últimos campeões nacionais de 2015 termina a presente época competitiva.

.