Encontro de Cantares ao Menino solidário e com convivo para todos no final

As Gentes de Almeirim, associação cultural e etnográfica, irá promover o III Encontro de Cantares ao Menino no próximo dia 5 de dezembro pelas 21h30 na Igreja Paroquial de Almeirim.

No final teremos na rua um momento de animação e convivio para todas as pessoas. Sabe sempre bem um café quente ou um cacau à moda antiga.

O Encontro de Cantares ao Menino apresenta um conjunto de cânticos de louvor e adoração ao Menino enquadrado no ciclo natalício de norte a sul do país. Estarão com as Gentes de Almeirim a Ronda Típica da Meadela, Viana do Castelo – Alto Minho o Rancho Regional de São Salvador da Folgosa, Maia – Douro Litoral e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Belid, Condeixa – Mondego.

A preservação dos Cantares ao Menino reaviva a memória de uma comunidade em determinado local contribuindo para a valorização da identidade pessoal onde os valores natalícios de hoje cada vez mais se distanciam da essência do Natal. Essa essência vem desde a preparação da celebração do Natal no tempo de Advento até ao encerramento do ciclo natalício com a Epifania conhecido como o dia de Reis.

A mostra destes cantares apresenta as diferenças existentes no nosso país, cada região era portadora de uma vivência específica do Natal mas um único sentimento, o de celebrar o nascimento de Deus Menino a partir do mistério da Encarnação. Os grupos presentes confirmarão as diferenças mas unem-se em torno da celebração do nascimento de Cristo.

Este evento também se torna não só um encontro de cantares do ciclo natalício com mas também um encontro de amigos unidos pelo gosto da tradição preservando as suas memórias e apresentando-as aos outros.

No dia 5 de dezembro será um serão diferente mas sempre com a dimensão solidária peculiar às Gentes de Almeirim por isso pedimos que cada pessoa traga um alimento para integrar os cabazes a oferecer a famílias carenciadas.

O Encontro conta com a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Almeirim, Junta de Freguesia de Almeirim, Federação do Folclore Português e Jornal Folclore os quais se farão representar na sessão de boas-vindas a decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Almeirim.

 

.